Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55161

Compartilhe esta página

Título: Pais do carnaval: Um olhar através da indissociabilidade entre o festejo e os moradores do Sítio Histórico de Olinda
Autor(es): Vilarinho, Júlia Camarotti Barreto
Palavras-chave: Conservação Integrada; Patrimônio Cultural; Carnaval de Olinda; Sítio Histórico de Olinda
Data do documento: 6-Out-2023
Citação: VILARINHO, Júlia Camarotti Barreto. Pais do carnaval: Um olhar através da indissociabilidade entre o festejo e os moradores do Sítio Histórico de Olinda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa parte do pressuposto de que o patrimônio cultural deve ser abordado a partir de uma perspectiva de indissociabilidade entre materialidade e imaterialidade. Para iluminar essa questão, debruça-se sobre o caso do sítio histórico de Olinda, patrimônio da humanidade, observando as relações entre a manifestação do Carnaval, patrimônio construído deste sítio e seus residentes, sendo hoje um dos últimos sítios históricos predominantemente residenciais. Através de um olhar atento aos moradores de Olinda, pretende-se analisar de que forma se estabelecem as relações entre os moradores do Sítio Histórico de Olinda e o carnaval, em especial no que diz respeito à permanência da transmissão dos valores tradicionais do carnaval de Olinda e do valor identitário dos residentes pelo festejo. Para isso, como objetivos específicos, têm-se o de elaborar um referencial teórico para nortear a análise; refletir sobre os conceitos de patrimônio material e imaterial e como estes se relacionam; analisar a formação do carnaval de Olinda, suas permanências e mudanças ao longo até a contemporaneidade; investigar qual o papel dos moradores do Sítio Histórico de Olinda na manutenção dos atributos tradicionais do carnaval; Investigar se as mudanças ocorridas com o festejo, foram suficientes para comprometer o valor identitário atribuído pelos moradores ao carnaval de Olinda. Para isso ser possível, aplica-se um questionário direcionado aos moradores de Olinda. Por fim, analisa-se, a partir dos dados obtidos com a coleta de dados e a pesquisa bibliográfica. Os resultados aqui encontrados poderão dar luz à discussão contemporânea de patrimônio cultural em respeito à inserção, com maior expressividade, dos moradores na política de salvaguarda do patrimônio cultural. Como também, este estudo é relevante como contribuição para uma atualização no Sistema de Preservação de Olinda, no que diz respeito à manutenção do fazer carnavalesco local, antes que não seja possível mais enxergar nenhum atributo do tradicional carnaval de Olinda e ele vire apenas cenário turístico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55161
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JULIA_CAMAROTTI_BARRETO_VILARINHO_2023.pdf14,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons